Crianças que sobrevivem do lixão são incluÃdas no Programa do Leite em Itabuna
A Secretaria de Assistência Social incluiu no programa Infoleite 37 crianças, crianças de dois a sete anos de idade, que estudam na Escola Avelina Sandes de Aquino, situada na Fazenda Duas Barras. As crianças são filhos e filhas de famílias que sobrevivem do lixão, no bairro de Nova Ferradas. Apesar de se encaixarem nos critérios para receberem o benefício, as crianças ainda não estavam incluídas no programa. Elas foram cadastradas durante visita que a equipe técnica da SAS no final do mês passado no local.
Além da inclusão no programa, elas também vão ganhar kits com brinquedos, doces e lanches que serão distribuídos no inicio de outubro durante um dia de lazer que está sendo elaborado pelo Departamento de Políticas Publicas -Sociais da SAS. Os kits com os brinquedos estão sendo montados pelos próprios servidores da SAS que se mostraram sensibilizados diante da situação de carência com que vivem as crianças.
O diretor do departamento, Elan Barros lamentou que a escola do Lixão ainda não tivesse sido cadastrada no programa de distribuição gratuita de leite, que segundo ele, é um direito assegurado a toda criança matriculada em escolas públicas. “A entrega do alimento foi feita em caráter de urgência diante do grande déficit de peso/altura incompatível com a faixa etária detectados nas crianças do lixão”.
A coordenadora do Infoleite em Itabuna, Evani Santiago informou que são fornecidos semanalmente cinco litros de leite a cada criança. O objetivo do programa, explicou a coordenadora, é o combate à fome e à desnutrição, além de promover segurança alimentar e nutricional do público infantil, por meio do incentivo ao consumo do leite.
O secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade reforçou a proposta do governo municipal de ampliar o número de crianças cadastradas no município para receber além do leite, outros benefícios sociais, a exemplo do Bolsa Família que garante uma renda mensal às famílias carentes. Ele adianta que as ações da SAS estão intensificadas, tanto na zona urbana quanto na rural.
O secretario lembrou o mutirão de serviços realizado no mês passado no bairro Nova Ferradas quando foram beneficiadas centenas de famílias na inclusão de programas sociais. O próximo mutirão já está sendo elaborado e será realizado no final deste mês em Mutuns.